Rua Almirante Tamandaré, 150 - Parque Residencial Laranjeiras - Serra/ES
  • (27) 3066-4035

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

5 sinais de que suas promessas para 2020 vão falhar

Se suas resoluções para o ano novo contêm algumas das características abaixo, é melhor repensar seus objetivos

Listar metas na virada de um ano é muito comum, mas geralmente poucas delas acabam sendo cumpridas. Oito a cada dez objetivos não passam nem da segunda semana de fevereiro.

Se você quer que seus planos para 2020 sejam diferentes, é bom ficar de olho nos sinais de que suas promessas estão fadadas ao fracasso. O site americano Fast Company listou alguns pontos de alerta para você aumentar suas chances de terminar este ano com boa parte das metas cumpridas.

Confira os 5 sinais de que suas promessas de ano novo vão falhar:

Apps usam inteligência artificial para ler mensagens do "crush" e determinar chance de romance

1. Sua promessa de ano novo é ambiciosa demais
Se sua resolução para 2020 requer uma série de passos e vem com uma longa lista de tarefas, é melhor repensar seu objetivo.

O professor de psicologia comportamental Luke Ayers afirmou à Fast Company que uma mudança radical na rotina pode ser extremamente estressante e demandar muito autocontrole.

No lugar de uma promessa ambiciosa demais, coloque pequenas transformações. Mudanças mínimas terão maiores chances de se tornarem um hábito. Altere uma parte de sua rotina, e não toda ela de uma só vez.

2. Sua promessa de ano novo é muito genérica
Outro sinal de fracasso são promessas vagas, afirma o psicoterapeuta Jonathan Alpert.

Dizer apenas que você busca perder peso ou se exercitar mais é insignificante. É preciso estabelecer processos e pequenos objetivos ao longo do ano para manter a motivação viva em 2020.

Por exemplo, prometa que você vai correr uma maratona de cinco quilômetros ou escrever 500 palavras por dia para um futuro livro. Quanto mais específica a promessa, mais difícil é abandoná-la.

3. Sua promessa de ano novo é negativa demais
Outro problema é escrever suas promessas de ano novo usando palavras negativas, diz Alpert. Prometer que você “não vai gastar dinheiro” ou “não vai comer fast food” não funciona bem porque você começa a pensar justamente naquilo que gostaria de evitar.

Elabore promessas positivas, falando para si mesmo dos melhores aspectos desse novo objetivo. No lugar de “não reclame neste ano”, escreva “encontre algo gratificante em cada situação.”

4. Sua promessa de ano novo está desconectada dos seus hábitos
Se você está querendo adicionar algo à sua vida, como fazer mais networking ou começar a meditar, tente construir um novo hábito a partir da transformação dos já existentes.

Por exemplo, inclua sua meditação logo após o hábito de fazer um alongamento. A promessa parecerá apenas uma sequência do que você já cumpre e será mais fácil incorporá-la, lembrando-se do alongamento que a precede.

5. Sua promessa de ano novo é um desejo, e não um comprometimento
Sua promessa deve ser uma resolução e não uma conversa no calor da virada de ano.

Segundo o psicológico Wayne Pernell, as resoluções devem ter métricas, um plano de ação e um comprometimento associado. No lugar de afirmar que você “vai fazer alguma coisa sobre seu peso”, estabeleça que você “vai se exercitar, comprar roupas adequadas, visitar três academias e decidirá qual é a melhor na segunda semana de janeiro.”

O coach David Neagle também recomenda esquecer o plano B: é difícil seguir uma promessa que já nasce com uma saída de emergência. Identifique padrões de desistência e estabeleça um plano para impedir que você abandone suas promessas assim que elas se tornarem desconfortáveis — porque toda mudança traz um pouco de incômodo.