Rua Almirante Tamandaré, 150 - Parque Residencial Laranjeiras - Serra/ES
  • (27) 3066-4035

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Integração dos setores: invista na sua empresa

Proprietários, gestores administrativos ou diretores de pequenas e médias empresas geralmente não enxergam a importância dessa integração e as vantagens advindas dela.

A integração dos setores de uma empresa garante benefícios no que se refere ao controle de dados empresariais, à boa cultura organizacional e à eficiência da comunicação interna.

Proprietários, gestores administrativos ou diretores de pequenas e médias empresas geralmente não enxergam a importância dessa integração e as vantagens advindas dela.

Então, leia este artigo para comprovar que investir na integração dos setores é investir no desenvolvimento da sua empresa!

Importância da integração dos setores

A empresa é como um organismo vivo, composto por diferentes órgãos que exercem diferentes atividades. Em uma analogia mais direta, podemos dizer que de nada adianta termos fígados e pulmões 100% sadios se nossos corações param de funcionar, certo?

É exatamente a mesma coisa em uma empresa: de nada adianta o setor operacional ter ótimos índices de qualidade e de produtividade se o setor comercial apresentar falhas.

Além do mais, é interessante notar — e você certamente já sabe disso — que os departamentos competem pelas maiores fatias do orçamento e que os colaboradores de cada setor competem entre si quando se trata de promoções, férias ou até privilégios dados pelo gestor.

Essa disputa entre setores e entre colaboradores acaba prejudicando a comunicação interna, que acaba prejudicando a cultura organizacional da empresa, que acaba prejudicando os resultados, e assim vai.

Ao analisar o que foi exposto acima, podemos concluir que a integração dos setores é um meio de otimizar os processos de diferentes núcleos da empresa e serve como uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação interna e evitar alguns conflitos.

Percebe sua importância?

Integração dos setores e a gestão empresarial

A integração dos setores está intrinsecamente relacionada à gestão eficiente. Lembra-se da analogia utilizada no tópico anterior?

Se uma área deixa de apresentar números satisfatórios, toda a empresa sai perdendo: se o departamento de marketing não consegue atrair e converter clientes e se o departamento de RH não recruta bons vendedores, por exemplo, o número de vendas não será satisfatório, parte do estoque poderá ser perdida, o setor financeiro poderá ter dificuldades para pagar colaboradores e fornecedores, entre outras complicações.

São problemas que nenhum gestor gostaria de enfrentar, não é? Então, como auxiliar a integração dos setores?

Considere:

  • →Investir em uma cultura organizacional;
  • →Promover confraternizações;
  • →Elaborar campanhas de incentivo;
  • →Criar projetos envolvendo diferentes departamentos;
  • →Adquirir ferramentas tecnológicas para fortalecer o vínculo entre setores e colaboradores;
  • →Investir em um sistema ERP online para automatizar processos;
  • →Incentivar a rotação de colaboradores entre diferentes áreas.

Recursos de TI também geram ótimos resultados, visto que um software de gestão empresarial aumenta a eficiência no controle de dados dos departamentos, facilita o planejamento estratégico do gestor para cada setor em particular e auxilia a otimização de processos de diferentes setores.

Vantagens dessa integração

Para comprovar a eficiência de algo, nada melhor do que conferir as vantagens que acarreta, não é?

Então, veja o que esperar após investir nessa integração:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Otimização de processos;
  • Registro de dados fidedignos;
  • Melhoria da cultura organizacional;
  • Alinhamento dos objetivos empresariais;
  • Enriquecimento dos processos por meio da troca de ideias entre colaboradores com diferentes habilidades;
  • Satisfação dos clientes, os quais se beneficiarão com o aumento da eficiência.

Dica bônus: integração contábil

Já que estamos falando sobre os benefícios da integração, resolvemos dar uma dica bônus para os nossos leitores: a integração da sua empresa com a contabilidade!

De certa forma, é como se o escritório contábil que o atende, responsável por gerar guias de recolhimento, calcular impostos, cuidar das folhas de pagamento etc., fosse uma extensão do seu negócio — em outras palavras, outro setor empresarial.

Em razão disso, boa parte das vantagens vistas no tópico anterior também são garantidas quando uma ferramenta de integração contábil é utilizada, simplesmente porque por meio dela os contadores podem acessar de forma rápida e segura todos os dados financeiros inseridos em seu sistema de gestão.

Percebeu como investir na integração dos setores é investir em sua própria empresa? Processos integrados facilitam o registro de dados exatos, a comunicação interna e a obtenção de resultados satisfatórios.