Rua Almirante Tamandaré, 150 - Parque Residencial Laranjeiras - Serra/ES
  • (27) 3066-4035

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

"Relacionamento intrapessoal": o que é?

A importância de mantermos a auto regulação se faz necessária para obtermos sucesso em nossa jornada pessoal e profissional

Relacionamento intrapessoal é o autocontrole que temos sobre nós mesmos.

A autorregulação, que é a base desse relacionamento interior, é o fator chave para nosso desenvolvimento interno.

É essêncial mantermos nossas emoções sob autocontrole, principalmente quando assumimos um papel de liderança e de influência sobre a vida de demais pessoas.

Como podemos desenvolver esse relacionamento interno, e aplicar ele na nossa vida pessoal e profissional?

Conhecer nosso próprio eu e saber gerir nossos conflitos internos são duas coisas essenciais para obtermos sucesso na nossa rotina diária.

Por isso, é muito importante conhecermos nosso interior e nossas limitações.

Uma atitude importante para iniciar esse processo de autorregulação é fazer um exercício de autoanálise, conversar com você mesmo, sabe? Identifique os pontos que precisam ser melhorados e a forma como você vai agir diante dos problemas. Lembrando que sua abordagem deve sempre envolver paciência, pensar antes de falar, usar do bom senso e ter a empatia de se por no lugar do outro, habilidades fundamentais para desenvolvermos nosso entendimento interno.

E faça, a si mesmo, aquela pergunta de sempre: como a outra pessoa se sentiria se eu agisse de tal forma com ela?

Quando praticamos a empatia, devemos nos colocar no lugar do outro, e imaginar a reação da outra pessoa, e não a nossa.

Cada pessoa tem sua forma de vivênciar situações, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

Todo mundo tem sua subjetividade particular, e sua forma de enxergar os problemas.

Por isso, é importante trabalhar seu relacionamento intrapessoal para saber como agir diante de situações adversas que nosso dia a dia traz.

Algumas dicas:

1. Faça uma autoanálise, e desenvolva uma forma diferente para cada situação atípica que venha surgir no decorrer do dia a dia do seu trabalho ou da sua vida pessoal.

2. As pessoas pensam diferente a todo instante. Por isso, é importante sermos flexíveis emocionalmente, para agir com inteligência emocional e tomar a atitude correta.

3. Jamais faça ou diga algo no calor do momento, pensar com calma e leveza faz você ter atitudes assertivas e isso é muito importante.

4. Praticar a resiliência também é importante.

5. Filtrar o que realmente é importante diante de situações de conflito é essencial.

6. Não guardar sentimentos negativos e que te afetem é um ponto positivo e decisivo, para não perder o autocontrole na tomada de decisão. Não guarde sentimentos ruins, isso só vai te atrapalhar na sua autorregulação, e seu desempenho no trabalho, e até mesmo na sua gestão interna. Guarde as lições de todas as vivências que você tiver, e evolua com os tropeços que a vida traz.

7. Esteja sempre à frente da sua vida e do seu controle, você é capaz, você é o dono do seu próprio destino.

Lembre-se que o trabalho e a vida são como uma escola, e devemos guardar apenas o que for relevante para nossa trajetória. Dessa forma, nossa evolução será constante e nosso aprimoramento será sempre assertivo.