Rua Almirante Tamandaré, 150 - Parque Residencial Laranjeiras - Serra/ES
  • (27) 3066-4035

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Brasileiro não se livra desta crise antes de um ano

Segundo pesquisa FGV, que abrange um universo de 2.000 domicílios pesquisados entre os dias 2 e 20 de março deste ano, 48,5% dos entrevistados apostam que o Brasil demorará mais de um ano para se recuperar da crise, antes de voltar a crescer como no pe

Fonte: Diário do ComércioTags: crise

Os consumidores brasileiros ainda estão cautelosos quanto ao tempo em que o País vai demorar para se recuperar dos efeitos da crise financeira internacional. É o que revelou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao anunciar quesitos especiais da Sondagem das Expectativas do Consumidor – Impactos da crise sobre a Economia e o Consumo, referentes a março. Na pesquisa, que abrange um universo de 2.000 domicílios pesquisados entre os dias 2 e 20 de março deste ano, 48,5% dos entrevistados apostam que o Brasil demorará mais de um ano para se recuperar da crise, antes de voltar a crescer como no período anterior ao do atual ambiente de turbulência .

Na mesma pesquisa, 30,3% dos consumidores apostam que o Brasil demorará entre seis meses e um ano para se recuperar; 17,5% afirmam que o País vai demorar entre três e seis meses; 2,9% apostam em um período de até três meses – e apenas 0,8% estimam o período de um mês como tempo de recuperação necessário.

O levantamento mostrou ainda que 53,4% dos entrevistados classificam como "iguais à média" as condições brasileiras de enfrentar a crise, comparadas às dos outros países – sendo que 37,4% dos entrevistados consideram as condições "melhores do que a média" e 9,2% "piores do que a média", as condições do País frente à turbulência internacional.

Entretanto, grande parte dos entrevistados não sentiu o impacto da crise em seus gastos. De acordo com a análise, 40,3% responderam que não sentiram negativamente a influência da crise em seus gastos de consumo; 23,2% classificam os efeitos da crise como "moderados" em seus gastos de consumo, e 22,6% consideram o impacto como "suave". Apenas 13,9% dos pesquisados denominaram como "intenso" o impacto da crise sobre seus gastos de consumo.

Ao pesquisar quais os principais tipos de consumo que estão sendo mais prejudicados com a atual crise, a FGV encontrou resultados diferentes a depender da faixa de renda dos pesquisados. Na faixa de renda familiar até R$ 2.100, os gastos com alimentação foram os mais lembrados pelos pesquisados, como os mais prejudicados pelo cenário turbulento (35,9% dos entrevistados). Já entre as famílias com renda superior a R$ 9.600, as compras de bens duráveis a longo prazo foram citadas pela parte mais expressiva dos entrevistados nessa faixa de renda (40,8%) como a despesa que sofreu mais com a influência negativa da crise.